Vitória da Conquista é a terceira cidade da Bahia com mais de 100 casos de violência sexual contra crianças em 2023
No 1º semestre de 2023, Vitória da Conquista, já registrou mais de 100 casos de violência sexual infantil e está no topo dos abusos, que são cometidos na maioria das vezes por parentes ou pessoas próximas à família.
“Na realidade, a gente acredita que essas crianças e esses adolescentes estão precisando de uma proteção maior dentro das suas casas. Toda vez que a denúncia chega na gente, a vítima já foi abusada cotidianamente”, disse a delegada do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente, Rosilene Moreira.
“Qualquer ato que simule uma conotação sexual, um beijo lascivo, pegar nas partes íntimas, convidar uma criança para uma situação de sexo, são crimes e devem ser denunciados”, explicou a delegada.
Vitória da Conquista possui um Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória da Conquista, que é uma rede de proteção e de apoio no município. No local, funcionam vários serviços, entre eles o da escuta protegida.
“Antigamente essa escuta era feita dentro da sala de audiência, onde todos os operadores do direito estavam presentes, e que não era um ambiente inadequado para a criança e adolescente”, afirmou a entrevistadora forense Sílvia Azevedo.
Durante a escuta protegida, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência contam com atendimentos que garantem a proteção durante todo o processo judicial.