A abertura do 3º Fórum de Mobilidade Urbana, teve início ontem (13), no Teatro Candinha Dória e quem presidiu a abertura foi prefeito Augusto Castro (PSD).
O evento segue até sexta-feira (14) d contam com a presença de secretários e dirigentes de transportes e trânsito de algumas das principais cidades baianas, como Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Jequié e Luís Eduardo Magalhães, além de outras cidades como Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).
A reunião dos representantes das cidades tem como intuito identificar as causas e principais problemas do transporte público, por meio do compartilhamento de experiências e apontar possíveis soluções para questões que dificultam a fluidez da mobilidade urbana nas cidades.
Segundo informações pretende-se no final do Fórum, elaborarem uma Carta de Itabuna, para encaminharem para o Governo Federal solicitando providências para as demandas principais. Lembramos que Itabuna, é um das cidades que sofre coma falta de mobilidade urbana, problemas que passam de governo para governo e que dificultam à movimentação da população, além das relações sociais e econômicas, já que é uma cidade que tem bastante movimentação comercial.
Em seu discurso o prefeito de Itabuna, ressalta que “cidades de todo o país têm deficiências na sua estrutura física e na mobilidade urbana num contexto bem amplo. O transporte público é um exemplo, precisa ser analisado com urgência pelo Governo Federal. É preciso financiamento da esfera federal, assim como acontece com a saúde, porque no dia a dia das pessoas o sistema não se mantém como está. Essa é a nossa dura realidade à espera de uma solução urgente”.
A programação na sexta-feira a tarde será com uma palestra às 14h sobre “Os desafios do Transporte Público e da Mobilidade Urbana no Pós-Pandemia”. Às 16h, será debatido “O Cenário da Eletromobilidade e novos modais de mobilidade”, enquanto às 17h, o tema “Benefícios para os clientes do transporte público”.