O secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano, garantiu que o governo do estado vai honrar o pagamento das emendas aos 63 deputados estaduais. No entanto, nesta terça-feira, o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches (União Brasil), ameaçou levar o caso aos tribunais.
Sanches afirmou que os deputados da oposição estão sendo alvo de perseguição e que continuarão pressionando o governo. Ele alertou que, se necessário, a oposição irá judicializar o processo em conjunto.
Luiz Caetano explicou ao BNews que o atraso no pagamento das emendas ocorreu devido a contratempos nos processos de licitação, especialmente para a compra de ambulâncias e ônibus. Ele negou qualquer favorecimento aos governistas em detrimento dos oposicionistas e anunciou que nos próximos dias alguns equipamentos, como carros-pipas, serão entregues a prefeitos de diferentes espectros políticos.
Apesar das promessas iniciais de tratamento republicano por parte do governo, Alan Sanches destacou que os deputados não querem favores, apenas o cumprimento da lei. Ele enfatizou que o governo deve respeitar todos os 63 deputados eleitos democraticamente, independentemente de sua afiliação política, pois representam seus respectivos municípios.