Deleon Rodrigues, trabalhador rural, de 37 anos, que sofreu torturas no município de Cocos, na região Oeste da Bahia, foi agredido, algemado e trancado.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito civil nesta terça-feira (17) para apurar a denúncia. Segundo o MP, o órgão só ficou sabendo do caso nesta semana, após a vítima prestar queixa na Delegacia de Polícia Civil de Cocos.
Deleon denunciou ter sofrido agressões físicas, ter sido deixado em um quarto escuro e impedido de sair da propriedade. Após o ocorrido, colegas de trabalho de Deleon encontraram ele algemado, com hematomas e apenas de cueca. Os colegas ainda filmaram a situação do rapaz para denunciar a situação. O trabalhador teria sido deixado daquela forma pelos seguranças da fazenda.
“Ele afirma que voltava da cidade para a fazenda junto com outros trabalhadores que foram para receber o pagamento em um ônibus. Na volta, segundo Deleon, o veículo foi parado na guarita da fazenda, e todos os trabalhadores foram revistados como de costume. Ele afirma que o que teria irritado os seguranças foi o fato de que ele levava consigo uma pequena garrafa com cachaça”, detalha o MP.
Informações adicionais sobre a ocorrência serão coletadas com os órgãos que iniciaram a apuração, assim como o Departamento de Polícia Técnica, para onde a vítima foi encaminhada para realizar exame de corpo de delito. Testemunhas também serão ouvidas e informações serão solicitadas à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA).
O caso é investigado pela unidade territorial e acompanhado pelo Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).