A Guarda Civil Municipal interceptou, nesta quinta-feira (16), três caçambas utilizadas para transportar britas furtadas da obra de implantação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Nova Califórnia, próximo ao Condomínio Jardim América, em Itabuna. Além dos veículos, foi apreendida uma retroescavadeira.
De acordo com a Prefeitura de Itabuna, a quantidade de brita furtada equivale à capacidade de transporte de 100 caçambas. Isso corresponde a um prejuízo de R$ 280 mil ao município. A obra é resultado de convênio com o Governo Federal, no âmbito da retomada de obras paralisadas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Uma denúncia levou a equipe da Guarda ao local, no início da tarde de hoje, informa o comandante da força, Inácio Pereira. Ao chegar no canteiro de obra, os inspetores Reinaldo Evangelista, Tiago Sousa e André Fulco flagraram o crime e detiveram os motoristas e o operador da retroescavadeira. Os homens foram conduzidos para a Polícia Civil. A Polícia Militar deu apoio à ação.
Segundo informações, lojas de materiais de construção da cidade e município vizinho, que estariam receptando a carga, estão sendo investigadas. A estimativa é de que mais de 400m de britas tenham sido subtraídas. A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos investiga o caso.