A três dias do início da Semana Nacional do Doador, celebrado no período de 20 a 25 de novembro, o Banco de Sangue de Itabuna enfrenta, mais uma vez, o desabastecimento em seu estoque. Para tentar minimizar a situação crítica, a unidade está fazendo um apelo aos voluntários para que compareçam e evitem que os hospitais fiquem sem fornecimento de plaquetas e plasmas. O estoque de sangue de todos os tipos está praticamente zerado.
A situação pode inviabilizar as cirurgias cardíacas que estão agendas para próxima semana, mas não há plaquetas e plasmas suficientes. A falta de sangue também pode comprometer o atendimento aos pacientes em tratamento, principalmente, os oncológicos. Nesta sexta-feira havia no estoque poucas bolsas dos tipos negativos. De AB negativo, por exemplo, não havia uma única bolsa e duas de B negativo.
Para torna-se um doador de sangue, o voluntário precisa apenas apresentar um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH), pesar acima de 50 quilos, ter idade entre 16 a 69 anos, e estar saudável. No caso dos menores de 18 anos é necessário autorização formal do representante legal.
O Banco de Sangue funciona no prédio anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, no bairro Pontalzinho. O atendimento na unidade ocorre de segunda a sexta-feira das 7 às 17h (o serviço não é interrompido para almoço), e aos sábados das 7 às 12h. O telefone para contato com a unidade é o (73) 3214-9126.