O cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown é o novo Embaixador do Turismo Brasileiro. O baiano foi convidado pela Embratur para representar o país em ações de divulgação do Brasil no exterior.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra e a cerimônia de entrega do diploma de Embaixador do Turismo Brasileiro acontecerá na próxima sexta-feira (24), em Salvador, durante a Expo Carnaval, às 16h.
“Já há algumas décadas, Brown projeta para o mundo, de forma consciente e voluntária, o que o Brasil tem de melhor, um Brasil que dá certo. Sua arte dá protagonismo e centralidade à cultura afrobrasileira, ao tempo que exalta nossa diversidade: Brown é mistura, é também indígena e latinoamericano, sertanejo e experimental. Vamos trabalhar juntos para projetar ainda mais esse Brasil no exterior e assim ajudar a construí-lo, convidando o mundo a vir conhecer o quão fascinante é nossa cultura e nosso povo, e como somos mais belos e felizes quando respeitamos e valorizamos nossas diferenças”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O programa de Embaixadores do Turismo Brasileiro criado em 1987, teve como primeiro embaixador o Rei Pelé.
O programa foi reeditado pela Diretoria Executiva da Embratur através da Resolução 33/2023 e a nova norma, aprovada na sexta-feira (17), estabelece que as personalidades escolhidas para representar o Brasil devem destacar “a diversidade cultural e natural do país, a sustentabilidade ambiental, o respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia, o enfrentamento às discriminações”, e devem “colaborar para a construção da imagem positiva do Brasil”.
A Embratur exalta a importância de Brown para a cultura brasileira e seus feitos, como a criação da Timbalada, a promoção do Carnaval fora de Salvador, como os eventos realizados nas ruas da Espanha, além da Lavagem de Madeleine, a indicação ao Oscar pela trilha sonora do filme Rio.
Além das ações sociais do artista, como a associação Pracatum Ação Social, que beneficia milhares de crianças carentes de Salvador através da música, oferecendo, ainda, cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas.