Um adolescente negro, de 17 anos, foi impedido por três seguranças de entrar no Shopping RioMar, localizado em Recife (PE). Mayck Raphael gravou a abordagem, que aconteceu na noite de quinta-feira (21). A Polícia Civil investiga o caso como racismo.
Em entrevista ao g1, o adolescente contou que foi até o shopping com o irmão, de 13, para trocar uma roupa. No local, funcionários da empresa terceirizada SegurPro os impediram de subir a escada rolante que dá acesso às lojas. Indignado, Mayck começou a filmar a situação.
“Quando eu cheguei na escada para subir para o primeiro andar, eles não deixaram. Botaram o corpo na minha frente. Não me deixaram passar e também não disseram o motivo de eu não [poder] passar, só ficaram dizendo que eu não ia subir”, contou.
Nas imagens, o jovem questiona o porquê ele e o irmão não podem subir para o shopping. Enquanto isso, ao fundo, outras pessoas são vistas utilizando a escada rolante normalmente, sem qualquer impedimento dos se
Seguranças. “Por que eles podem subir e eu não posso? O que é que eles têm de diferente de mim?”, questionou o adolescente.
Mayck contou ao g1 esperou cerca de seis minutos até que um supervisor chegasse. O homem teria explicado que os dois adolescentes foram impedidos de acessar o local por conta da Lei Miguel, que crianças menores de 12 anos andem de elevador desacompanhadas de um adulto. Entretanto, nenhum dos dois era menor de 12 anos e, além disso, eles tentaram subir de escada rolante, não de elevador.
“Em momento nenhum eles pediram para eu me identificar. Eles só disseram ‘não vai subir não, boy’, achando que eu ia fazer ‘maloqueiragem‘ lá em cima. O supervisor até falou para mim que estava tendo muito marginal na praça de alimentação perturbando. Ou seja, ele me tirou como marginal, um maloqueiro”, afirmou.