A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, classificou como “vitória” o resultado do Censo 2022, que demonstrou que o Brasil se declara mais pardo do que branco. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22).
“É uma vitória termos um Brasil que se reconhece como negro e nunca é demais lembrar que pardos e pretos compõem a população negra do Brasil”, escreveu ela no X (ex-Twitter). “Que o passado onde imperava a vergonha e o disfarce da negritude seja cada vez mais distante em nossa história!”
De acordo com o censo, os pardos somam 92,1 milhões de habitantes, o que representa 45,3% de todos os brasileiros. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou os dados de identificação étnico-racial do Censo nesta sexta na sede do bloco afro Olodum, em Salvador, capital do estado com maior população preta do país.
Além de Anielle, outros políticos comentaram os resultados da pesquisa. Para o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), o levantamento mostra que o mais importante “é combater todas as formas de racismo e desigualdade. Também, implementar com mais força a nossa lei que determina o ensino das culturas afro-indígenas nas escolas.”