Fotos: Victor Ferreira/EC Vitória
A partida entre Barcelona de Ilhéus e Vitória, neste domingo (10), às 16h, no Estádio Mário Pessoa, marca o retorno do Rubro-Negro às semifinais do Campeonato Baiano após seis anos. Desde 2018, o Leão não chegava ao mata-mata do Baianão e em 2024 a equipe tem a chance de conquistar o seu 30° título estadual, taça que não vai para o Barradão desde 2017. O adversário da semifinal será o Barcelona, clube ilheense fundado em 2019, campeão do Baianão da Série B de 2021 e desde 2022 na Série A do Baianão.
Na 1ª fase, em jogo válido pela 3ª rodada, a Onça-Pintada venceu o Vitória por 2 a 1, no mesmo palco do jogo deste domingo. Na ocasião, o Leão saiu na frente com Iury Castilho, mas o Barcelona virou com gols de Natan e Cesinha. Na história do confronto, as duas equipes se enfrentaram três vezes, com um empate e uma vitória para cada lado.
Para o duelo no Estádio Mário Pessoa, o técnico Léo Condé relacionou 22 jogadores e a lista novamente não contou com o goleiro Lucas Arcanjo, liberado pelo clube após o falecimento do seu pai, há sete dias. Além dele, os atacantes Everaldo, Eryc Castillo e Léo Gamalho seguem fora por lesão. Na 1ª fase do Baianão, o Vitória terminou na 2ª colocação, com os mesmos 19 pontos do líder Bahia, porém com menos saldo de gols que o rival. Em nove jogos do Rubro-Negro na disputa estadual até agora, foram seis vitórias, um empate e duas derrotas, com 14 gols marcados e cinco sofridos.
Por conta do fim do prazo de inscrição de jogadores no Campeonato Baiano, o técnico Léo Condé ainda não poderá contar com os seis recém-contratados, o zagueiro Reynaldo, os volantes Luan Vinícius e Léo Naldi, os meias Pablo e Jean Mota e o centroavante Luiz Adriano. Todos eles já foram regularizados e estarão disponíveis pela primeira vez para o clássico contra o Bahia, no dia 20 de março, pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
Após o jogo de ida, o Vitória recebe o Barcelona no próximo domingo (17), às 16h, no Barradão, pela partida de volta das semifinais do Campeonato Baiano. Quem avançar enfrenta o vencedor de Bahia e Jequié. No úlltimo sábado (8), em Jequié, o Tricolor venceu o time da casa por 1 a 0. As finais do Baianão têm datas previstas para os dias 31 de março e 7 de abril.
BARCELONA DE ILHÉUS
Fundado em 2019, o Barcelona de Ilhéus disputa a Série A do Campeonato Baiano desde 2022 após conquistar o título da Série B do ano anterior. Após ficar entre os quatro melhores do Baianão 2024, a Onça Pinta garantiu a vaga nas semifinais e a classificação para a Série D de 2025, a primeira competição nacional da história do clube.
Em entrevista para o Bahia Notícias antes do começo do Baianão, o técnico Betinho falou que o objetivo principal do Barça era a classificação para as semifinais, porém o comandante da equipe ilheense não descartou a briga pelo título, cenário possível após a histórica classificação para as semifinais da competição.
“O objetivo principal é trazer calendário para o clube em 2025, o que significa chegar nas semifinais do Campeonato. Mas, sem dúvida, a briga pelo título também está no nosso trabalho. Eu falo pros jogadores que nós temos condições de brigar pelo título baiano. É difícil, mas com grandes possibilidades”, explicou Betinho.
Na 1ª fase, o Barcelona de Ilhéus somou 16 pontos em nove partidas, com cinco vitórias, um empate, três derrotas e a 3ª colocação geral. No total, a equipe do técnico Betinho marcou sete gols e sofreu cinco. Os artilheiros da equipe são o atacante Cesinha e o volante Ramires, ambos com dois gols marcados.
FICHA TÉCNICA
Barcelona de Ilhéus x Vitória
Campeonato Baiano – Semifinal (jogo de ida)
Local: Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus
Data: 10/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Edevan de Oliveira Pereira
Transmissão: TVE, na TV aberta e no YouTube, e TV Vitória, no YouTube
Barcelona de Ilhéus: Thiago Passos, Hugo Moura, Jaques, Weslley, Reginaldo, Bruno Ritter, Ramires, Hadrian, Natan, Dionas Bruno e Cesinha. Técnico Betinho.
Vitória: Muriel, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, Patric Calmon, Dudu, Rodrigo Andrade e Matheusinho, Osvaldo, Iury Castilho e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.