O primeiro dia de distribuição dos vouchers que dão direito ao Kit da Semana Santa foi marcado por organização e tranquilidade nos cinco pontos definidos pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção e Combate à Pobreza (SEMPS).
No CRAS I (Jardim Grapiúna), CRAS II (Nova Ferradas), Quadra do Colégio CISO (Fátima), CRAS IV (São Caetano) e CRAS CEU (Urbis IV) tudo fluiu com perfeição.
O titular da SEMPS, secretário Josué Júnior Brandão, ressaltou que esse clima de tranquilidade é muito positivo para todos os envolvidos na operação e os beneficiários. “Tudo isso é resultado do empenho do prefeito Augusto Castro (PSD) para melhorar a segurança alimentar da população que realmente precisa”, enfatizou.
Segundo ele, “a Prefeitura de Itabuna fez seu dever de casa e é bom frisar que tudo com recursos próprios, como acontecerá com o Restaurante Popular que deverá ser reaberto em abril, sem subsídios dos Governos Federal ou Estadual. Serão cerca de 600 refeições por dia ao preço de R$ 2,00”, ressaltou.
A entrega dos vouchers ocorre por ordem alfabética. Nesta quinta-feira, dia 21, foram atendidas famílias da letra A a L, enquanto na sexta-feira, dia 22, das 8 às 16h, os beneficiários com nomes com letras iniciadas de M a Z, nos cinco pontos de retirada.
Para ter direito ao voucher a família deve ser inscrita no CadÚnico, ter renda per capta de até R$ 218,00, inclusive famílias unipessoais (pessoas que moram sozinhas). Para comprovar, é preciso levar documento com foto e a folha resumo do CadÚnico.
Moradora do Califórnia e mãe de duas crianças pequenas, a dona de casa Camila Souza comemorou a entrega do voucher e disse que esta é a primeira vez que vai receber o Kit da Semana Santa. “Estou muito feliz, porque estava precisando dessa ajuda”, afirmou, logo após receber o voucher no Colégio CISO, no Fátima.
A dona de casa Bruna de Almeida Salves, mãe de cinco filhos, moradora do Pedro Jerônimo, também saiu muito feliz do CRAS IV, no São Caetano. Ela destacou a organização e comemorou que tudo andou muito rápido.
A supervisora de gestão do SUAS, Suse Mayre Moreira Azevedo, realçou a nova estratégia adotada pela SEMPS para organização e distribuição dos vouchers. “Esse ano fizemos de uma forma diferente, dividindo por letras para que todas as pessoas não precisassem vir ao mesmo tempo”, explicou.
“Pudemos ver o resultado dessa organização nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira: filas pequenas e sem fila em alguns locais. Isso é muito importante porque mostra que o nosso trabalho deu certo”, encerrou.