Duas prefeituras do Sul da Bahia, Itacaré e Ibirapitanga, estão entre os finalistas da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). O prêmio promovido pelo Sebrae destaca e reconhece iniciativas inovadoras lideradas por governos municipais em prol do desenvolvimento dos negócios locais e do estímulo ao empreendedorismo.
Itacaré, pelo segundo ano consecutivo, é finalista e nesta edição se destaca em duas categorias: Empreendedorismo na Escola e Inclusão Produtiva. O município tem se dedicado a promover o empreendedorismo desde as salas de aula até a inclusão de grupos produtivos, evidenciando um comprometimento integral com o desenvolvimento econômico e social local.
Na Edição Bahia 2021/2022 o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, foi o vencedor estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o Projeto Lixão Nunca Mais, desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional. A iniciativa contempla uma série de ações ambientais, sociais e econômicas, que vão desde a coleta seletiva, programa de reciclagem, estação de transbordo e ainda o encerramento definitivo das atividades do lixão.
Já o município de Ibirapitanga concorre na categoria de Sustentabilidade & Meio Ambiente. Com iniciativas focadas na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável, a prefeitura demonstra um forte compromisso com a construção de um futuro mais equilibrado e próspero para as gerações presentes e futuras.
“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora não apenas reconhece as boas práticas municipais, mas também busca estimular a inovação no setor público e ampliar as capacidades administrativas locais. Através dessa premiação, o Sebrae reforça seu papel como parceiro dos municípios, contribuindo para um ambiente propício ao desenvolvimento empreendedor e econômico”, lembrou a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo.
A solenidade de premiação dos vencedores da etapa estadual está marcada para o dia 23 de abril de 2024, na sede do Sebrae em Salvador. Os projetos vencedores em cada categoria terão a oportunidade de concorrer na etapa nacional, evidenciando o potencial e a relevância das iniciativas desenvolvidas por Itacaré e Ibirapitanga para todo o país.