A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento de lotes dos detergentes Ypê após a fabricante ter identificado, em análise, um “potencial risco de contaminação microbiológica”.
A resolução foi publicada na edição de terça-feira (7) do “Diário Oficial da União” e determina também a suspensão da comercialização e distribuição desses lotes (veja abaixo os lotes incluídos na determinação).
A Química Amparo, fabricante do detergente para louças, disse em nota ter iniciado o recolhimento dos produtos há mais de um mês, depois de seu controle de qualidade interno identificar possíveis alterações.
Segundo a empresa, a análise identificou mudança no odor tradicional do produto de limpeza, sem potencial risco à saúde ou à segurança dos consumidores, “porém, em alguns casos, perceptível ao olfato”.
As linhas de detergentes afetadas foram as de limão, maçã, neutro, capim limão, coco e clear care.
A resolução Anvisa também determina a suspensão de todas unidades produzidas de julho a dezembro de 2022, desde que tenham o lote com final 1 e 3. Estão incluídos detergentes de todos os tipos.
“Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa”, disse a Química Amparo.