Durante encontro nesta manhã em seu Gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), agradeceu e parabenizou as forças de segurança que atuaram de forma positiva nos quatro dias do Ita Pedro – O maior São Pedro do Brasil, no período de 27 a 30 de junho.
O reconhecimento pelo trabalho, considerado de excelência, teve a presença de representantes das polícias Militar e Civil e rodoviárias Federal e Estadual, Grupamento do Corpo de Bombeiro e Guarda Civil Municipal.
O subcomandante do 15º Batalhão da Policia Militar, Major Leonardo Javiel, confirmou que houve uma redução de 80% de ocorrências em relação ao ano passado mesmo com a festa tendo público recorde de 150 mil pessoas na penúltima noite na Arena Zé Cachoeira. Segundo ele, as maiores ocorrências foram relacionadas a furto de aparelhos de celular, mas 22 foram apreendidos e exibidos no encontro com o prefeito Augusto Castro.
Ele informou que os aparelhos estarão à disposição de seus proprietários a partir desta quinta-feira, dia 4, na 2ª. Delegacia da Polícia Civil, no Complexo Policial de Itabuna, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência. Mais de 100 outros aparelhos estão sendo rastreados pela polícia em operações.
“Sem dúvida Itabuna teve um saldo positivo em se tratando da redução da violência, graças ao planejamento e também a tecnologias avançadas como as câmeras de videomonitoramento que foram essenciais para garantir a segurança dos participantes, permitindo uma vigilância eficiente”, frisou o oficial PM Javiel.
Ele disse ainda que durante a festa, duas pessoas foram presas por meio do sistema de reconhecimento facial, demonstrando a eficácia dessas ferramentas tecnológicas na manutenção da ordem pública.
O delegado regional da Polícia Civil da Bahia, Evy Paternostro, disse que a segurança aumenta quando existe planejamento e quando as orientações são seguidas fielmente. “O planejamento é tão importante para aumentar a segurança quanto para um melhor resultado. E foi o que aconteceu”, resumiu.
Os secretários municipais Humberto Mattos, de Segurança e Ordem Pública, e Lívia Mendes Aguiar, da Saúde, também confirmaram a redução dos casos de violência que fizeram a diferença numa festa da magnitude do Ita Pedro 2024.