Em poucos dias de sua realização a Campanha de Vacinação Antirrábica 2024 já imunizou mais de três mil cães e gatos contra a doença. Coordenada pela Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com a participação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde, tem como meta a imunização de 37 mil animais domésticos contra a raiva.
Na manhã desta segunda-feira, dia 15, as equipes foram distribuídas na área dos condomínios residenciais Jardim América I e II e ao lado do Posto de Saúde do Nova Califórnia.
“Além desses pontos fixos, também fazemos busca ativa domiciliar. Basta o tutor nos acionar que nossa equipe vai ao local solicitado para fazer a vacinação do animal doméstico”, informou Lucimar Ribeiro, coordenadora de Combate às Endemias.
Lucimar lembrou que a vacinação começou no dia 8 de Julho com visitas às ONGs que cuidam dos pets. Mas, a campanha foi iniciada de fato no sábado, dia 13, nas praças dos bairros Califórnia, Santa Inês, Mutuns e Fátima.
“Com poucas ações, já conseguimos imunizar três mil animais domésticos (cães e gatos) e a cada dia de visita será uma nova meta alcançada. Toda equipe está empenhada e tenho certeza que teremos bons resultados”, comentou a coordenadora dos ACE.
Moradora do Jardim América, Lara de Jesus, 13 anos, fez questão de levar seus dois gatos de estimação para serem imunizados contra a raiva. “Sei da importância da vacina. Não suporto ver meus bichinhos doentes”, disse.
Já Márcia dos Santos, moradora do Nova Califórnia, levou seus dois pets para serem vacinados na unidade ao lado do posto de saúde. “Tenho dois cachorros com idade de seis e 10 anos e tenho muito cuidado. Não gosto de descuidar com a saúde deles. Por isso, que sempre que tem campanha sou uma das primeiras pessoas a vir ao posto de vacina”, contou.
Neste ano, a meta é que sejam imunizados cinco mil animais domésticos se comparado com a temporada de 2023. Vale lembrar que o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica será no próximo dia 1º de agosto.