(Foto: Divulgação)
Durante uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (4), na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, foram cumpridos 2 mandados de prisão e 4 de busca e apreensão. A ação tem como objetivo desarticular esquemas criminosos que praticavam furtos e desvios de objetos postais no Centro de Distribuição dos Correios.
De acordo com a Polícia Federal, o valor total dos prejuízos decorrentes dos desvios das mercadorias é de R$ 1.045.920,12, que os Correios tiveram que indenizar os clientes. Os fatos investigados ocorreram em 2022 e os objetos mais visados eram aparelhos celulares e eletrônicos.
Segundo a PF, esses objetos eram revendidos no comércio local como se fossem de origem legal. O Correios de Jequié é responsável pela distribuição de encomendas e postais de toda a região. Além dos mandados judiciais, também foi determinado o bloqueio judicial de R$ 29.444,55 nas contas e bens dos investigados. Eles também estão sendo investigados por fraudes no auxílio emergencial durante a pandemia e contrabando de produtos eletrônicos estrangeiros.
Os crimes apurados na Operação são associação criminosa, furto qualificado por fraude, receptação qualificada, peculato desvio e descaminho.