(Foto: Youtube/Reprodução)
Nesta terça-feira (4), foi afirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o Mercosul está se preparando para responder à carta da União Europeia que traz condições para finalizar um acordo comercial entre os dois blocos.
Lula mais uma vez criticou as condições impostas pelo bloco europeu, chamando-as de “ameaças”. O presidente declarou que não vai aceitar “imposições” e afirmou que não quer um cenário onde os europeus ganham e os sul-americanos percam.
“Estamos agora preparando outra resposta, porque vamos a Bruxelas discutir com a UE e os países da América Latina, e precisamos ter uma resposta do que nós queremos pra consolidar o acordo. Nós queremos fazer uma política de ganha-ganha, a gente não quer fazer uma política em que eles ganhem e a gente perca”, afirmou.
A declaração foi feita durante o programa “Conversa com o Presidente”, uma transmissão semanal nas redes sociais de Lula. O jornalista Marcos Uchôa, da TV Brasil, mediou a conversa.
Nesta terça-feira, o Brasil assume a presidência do Mercosul pelos próximos seis meses em uma cerimônia, e a nova proposta em relação à União Europeia será discutida nesse encontro. Lula pretende ter um papel de destaque nas negociações.
“Eu quero fazer uma presidência exemplar. Quero me dedicar para que, nesses seis meses, a gente possa, inclusive, concluir o acordo com a União Europeia e começar a pensar em outras coisas”, disse.