A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está convocando os aposentados e pensionistas que fazem aniversário em julho a realizar a prova de vida. O grupo é composto por 11.180 beneficiários do Poder Executivo Estadual, 334 do Tribunal de Justiça e nove do Ministério Público. Eles têm até o dia 31 deste mês para realizar o procedimento, a fim de evitar a suspensão do benefício.
Para evitar interrupções nos pagamentos, os beneficiários devem realizar a prova de vida dentro do mês de seu aniversário. Aqueles que estão em dia com o cronograma e possuem cadastro no TRE e Senatran podem optar pela Prova de Vida Digital, disponível por meio do aplicativo GOV.BR em qualquer celular com acesso à internet. Basta baixar o aplicativo e criar uma conta no GOV.BR. No canal do YouTube da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), os usuários encontrarão um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento.
“A prova de vida é uma ferramenta de gestão que impede a continuidade de benefícios que não são mais devidos e é fundamental para manter a base de dados da Previdência atualizada”, explica Taiane Lago, da Coordenação de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev. Ela informa que ainda há 2.580 beneficiários de junho que não cumpriram essa obrigação. “Caso o convocado não atenda ao chamado dentro do prazo regular, o benefício poderá ser suspenso e o pagamento será restabelecido no mês seguinte à realização da prova de vida”, ressalta.
Além da opção digital, os beneficiários podem escolher entre o atendimento por videoconferência ou presencial. Essas duas modalidades estão disponíveis para todos os convocados, inclusive para aqueles que estão atrasados, mediante agendamento prévio pelo SAC Digital ou pelo call center da Suprev/SAC, pelos números 0800 071 5353 (ligação gratuita de qualquer lugar do Brasil, a partir de celular ou telefone fixo) e (071) 4020-5353 (para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Para mais informações, é possível acessar o RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br).