Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil conta com 10,1 milhões de indivíduos enfrentando a fome diariamente, além de 70,3 milhões em situação de insegurança alimentar, caracterizada pela falta grave ou dificuldade em obter alimentos e refeições.
As informações foram publicadas no relatório intitulado “Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, elaborado por cinco agências da ONU. Segundo a organização, a fome é caracterizada pela desnutrição crônica.
Comparado ao levantamento anterior realizado em 2020, houve um aumento no número de pessoas incapazes de se alimentar diariamente, correspondendo a 9,9% da população total. Esse aumento representa 5,7 milhões de brasileiros adicionais na estatística. Em relação à insegurança alimentar, o relatório indicou um acréscimo de 9 milhões de pessoas.
Globalmente, os números mostram que 735 milhões de pessoas passam fome e 2,4 bilhões vivem em situação de insegurança alimentar, de acordo com dados coletados no ano passado.