A baiana Valdelice da Cruz Almeida, de 41 anos, adotou os três filhos da amiga Rosinete Nery de Lima, de 35 anos, que foi assassinada em julho de 2022, em Conceição do Coité, distante 200km de Salvador.
Valdelice, que é analfabeta e responsável pela limpeza do Conselho Tutelar da cidade, adotou as crianças de 7, 9 e 11 anos, para que eles não fossem separados após irem para um orfanato. Eu tinha um carinho muito grande pela Bina (como Rosinete era conhecida), e já ajudava a cuidar dos meninos quando ela era viva e não poderia deixá-los sozinhos quando mais precisaram de mim”, disse em entrevista ao g1.
A funcionária pública ligou para o pai das crianças logo após a morte da amiga para conseguir a guarda das crianças. Atualmente ela possui a permanente dos dois mais novos e a provisória da criança mais velha.
“As pessoas falam que fiz isso para conseguir algum benefício, mas foi por amor. A Bina era como uma irmã para mim, tentei ajudar ela a sair do vício da bebida, não consegui, mas quero o bem dos meninos”, afirmou.
Valdelice, que já era casada e tinha outros três filhos biológicos quando adotou as crianças, ficou impossibilitada de trabalhar depois de sofrer um acidente e sustenta a família com apenas um salário.
Apesar das dificuldades, ela garante que nunca deixou faltar nada para os filhos: “Ficou complicado, mas graças a Deus nunca deixei faltar nada para os meninos. Meu sonho é construir o quarto para eles”.