O Ministério da Previdência Social, vinculado ao Instituto Nacional do Seguro Social, escolheu onze localidades, levando em conta o tempo de espera entre o agendamento e a perícia, realiza, no sábado (26) e domingo (27), o mutirão da Perícia Federal.
Com a intenção de diminuir o volume de requerimentos que dependem do serviço pericial, o novo programa paga bônus de produtividade a servidores do instituto que aderiram ao programa para redução de filas.
Durante o mutirão, serão feitas perícias iniciais para concessão do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença) e o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/Loas).
O ministério da Previdência Social é que sejam realizados 2,5 mil atendimentos. Estarão presente 50 peritos, servidores do INSS que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que foi criado no mês de julho.
Àqueles segurados que tem direito ao atendimento antecipado pelos mutirões, serão notificados pelo próprio instituto.
Os postos do INSS vão atender beneficiários do INSS nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Amazonas, Pará, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.