Morreu neste sábado (26) aos 89 anos, o Cardel Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de Salvador. A informação foi divulgada hoje pela Arquidiocese de Salvador.
Segundo a Arquidiocese de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo morreu em Londrina, no Paraná, onde morava. Informações são que a saúde de Dom Geraldo se agravou a partir de dezembro do ano passado, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele morava no Paraná desde 2014.
Ele permaneceu a frente da arquidiocese de Londrina por oito anos e meio, entre 1983 e 1991
O Cardel Dom Geraldo Majella Agnelo foi nomeado pelo Papa João Paulo II como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia, em janeiro de 1999. A posse ocorreu no dia 11 de março do mesmo ano.
Em maio de 2001 foi nomeado membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dois anos depois.
Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, em 2011, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador. Em 2014, por um desejo seu, passou a morar em Londrina.
O Cardeal será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina,