O Partido dos Trabalhadores (PT) defende a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026 em documento lançando no site oficial da legenda nesta quarta-feira (30). A resolução convoca a militância para se organizar em relação às eleições de 2024, considerando-as “momento estratégico” para recondução de Lula depois.
“É preciso organizar a batalha político-eleitoral desde já (…) e promover a mobilização social no maior número possível de municípios para (…) reeleger Lula em 2026 e fortalecer nosso projeto democrático e popular de país”, diz o texto.
O documento do PT apresenta 37 proposições que definem prioridades em torno das quais a militância deve se mobilizar em função da eleição de representares municipais do partido no próximo ano.
Lula está, atualmente, em seu terceiro mandato como presidente da República do país, tendo feito seus dois primeiros governos de 2003 a 2010. Até o momento, ele não confirmou se deverá concorrer à reeleição.
No começo do mês passado, porém, Lula chegou a dizer que a candidatura do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à reeleição é um “estímulo” para ele também disputar o pleito brasileiro de 2026.
Ao longo da campanha eleitoral de 2022, ele chegou a dizer que não tinha interesse em um quarto mandato e relacionar isso a sua idade avançada. Lula terá 81 anos em 2026. Nos EUA, Biden, que terá 82 anos na corrida eleitoral do ano que vem, é considerado velho demais pelos eleitores para ser presidente por mais quatro anos.
“O PT nesse terceiro governo Lula, prepara as bases não apenas para um quarto governo Lula, cuja eleição de 2024 é um momento essencial, mas deve buscar consolidar um amplo bloco de alianças na sociedade”, pontua o documento da legenda, no entanto.