A reta final da Série B já chegou e até quem não é amigo íntimo das Exatas dá uma conferida nas probabilidades. O torcedor do Vitória, inclusive, tem ótimos motivos para manter as expectativas. Líder da Segundona, o Rubro-Negro aparece como o principal candidato ao acesso – 84,4% de chances – e vê o “número mágico” cada dia mais perto.
Desde que a Série B passou a ser disputada em pontos corridos, em 2006, a média histórica para acesso é de 63 pontos. De acordo com os dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esse número dá quase 79% de probabilidade de subida neste ano.
No entanto, os cálculos projetam que esta edição terá uma “pontuação de corte” maior – para superar os 99,9% de chances, a meta deve ser de pelo menos 67 pontos. Com 52, o Rubro-Negro precisaria somar mais 15 em 30 possíves, o que equivale a um aproveitamento de 50%.
Se mantiver o rendimento de agora, 61,9%, melhor ainda. A equipe chegará aos 70 pontos, pontuação em que estaria matematicamente garantida na Série A do ano que vem sem qualquer dor de cabeça, de acordo com a instituição.
O histórico também ajuda: apenas em duas das 17 edições, a pontuação do quarto colocado não esteve entre 60 e 65. Em 2007, o Vitória conseguiu o acesso com 59 pontos. Ao contrário em 2012, até então ano com maior pontuação de corte para o acesso, o Rubro-Negro precisou de 71 pontos para subir de divisão.
O Leão, porém, segue com os pés no chão – discurso unânime entre o técnico Léo Condé e os jogadores. Segundo o treinador, a equipe tem mirado em uma partida de cada vez para construir uma campanha bem-sucedida. “Não vamos cair nessa armadilha. Ainda não tem título ou acesso certo.”
A classificação, de acordo com ele, será conquistada “ponto a ponto” já que, nas últimas 10 rodadas, os confrontos do Vitória serão divididos igualmente: cinco no Barradão e cinco como visitante.
O próximo desafio será fora de casa, onde o time baiano não vence há quatro jogos. Os comandados de Condé vão até o Estádio Novelli Junior para visitar o Ituano às 21h30 desta sexta-feira (22), pela 29ª rodada.
Informações Metro 1