Premiação reconhece iniciativas inovadoras que favorecem o ambiente de negócios nos municípios baianos
Na noite da última segunda-feira (18), o Sebrae Bahia lançou oficialmente a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), iniciativa que reconhece ações inovadoras que favorecem o ambiente de negócios nos municípios baianos. A cerimônia foi marcada pela presença de toda diretoria e gerentes regionais do Sebrae Bahia, além de gestores municipais, no auditório da instituição, no bairro do Costa Azul, em Salvador.
Em sua fala de boas-vindas, o superintendente Jorge Khoury assegurou que o trabalho realizado pelo Sebrae, voltado para a micro e pequena empresa, é fundamental para o desenvolvimento do país e de cada município. “Nós estamos aqui comemorando com os premiados do ano passado e lançando uma nova edição do Programa Prefeitura Empreendedora exatamente no sentido de fazer com que vocês entendam como o trabalho e o esforço que vocês fazem podem melhorar a condição do município a nível da geração de emprego e renda e, com isso, progredir cada vez mais o nosso estado, o nosso país”, completou.
m seguida, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Humberto Miranda, reforçou as palavras do superintendente e refletiu sobre a necessidade de termos um novo país. “O novo Brasil que a gente precisa construir ele precisa ser construído através dos municípios, que é a célula mais importante da nação. É lá onde as pessoas moram, é onde precisa de saúde, educação, infraestrutura e segurança e isso começa pelo poder público”, salientou.
Como anfitrião da cidade que recebeu o evento de lançamento do prêmio, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, parabenizou os prefeitos premiados em edições anteriores e ressaltou a importância de prêmios como este. “Vocês, hoje, estão tendo o reconhecimento, e sempre que a gente recebe um prêmio, ainda mais de uma instituição com tanta credibilidade como o Sebrae, isso reforça a nossa posição nas nossas cidades”, enfatizou Reis, complementando que, acreditar no empreendedorismo pode estimular o setor econômico da cidade, gerar mais oportunidade e mais tributos. “Isso se retroalimenta”, afirmou.
Além do gestor da capital baiana, o evento contou, ainda, com falas de prefeitos vencedores de edições anteriores como o vice-prefeito de Camaçari, José Tude, cidade premiada como Prefeitura Empreendedora; prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, cidade premiada com o projeto Transformando LEM no palco do empreendedorismo; e o prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Muniz de Azevedo Junior, cidade premiada na categoria Desburocratização, com o projeto Senhor do Bonfim 5.0 sustentável.
Na ocasião, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, Quinho, assinou, junto a diretoria do Sebrae, protocolo de intenções que visa fomentar ações conjuntas para organização de eventos, capacitações e treinamentos para gestores municipais, compartilhamento de conteúdos, produção de materiais com orientações sobre a gestão pública empreendedora, e a execução de projetos de desenvolvimento dos municípios do estado da Bahia com foco nos pequenos negócios.
“Nós só construiremos uma sociedade melhor, igualitária e melhor para se viver se juntos abraçarmos a ideia de desenvolver sustentável, de cuidar das pessoas e, principalmente, de quem mais precisa. Fazer com que as ações dos governos, seja municipal, estadual ou federal, sejam conjuntas. Para isso, nós temos que nos despedir das vaidades político-partidárias para que façamos com que os nossos municípios se desenvolvam”, assegurou o presidente da UPB.
A gerente interina da unidade de Ambiente de Negócios, Janaína Neves, fez a apresentação das principais mudanças desta nova edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que tem como objetivo reconhecer, valorizar e difundir iniciativas inovadoras, protagonizadas pela administração municipal com o intuito de melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento territorial.
Nesta edição, os municípios baianos poderão concorrer em 10 categorias, são elas: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Governança Territorial.