Tragédia na Praia de Cururupe em Ilhéus: Mulher Morre Afogada em Dia de Luto para o Litoral
Ilhéus, Bahia – 24 de Setembro de 2023
Neste domingo (24), uma tragédia abalou a Praia de Cururupe, situada no bairro de Nossa Senhora da Vitória, a apenas 38 km de Itabuna, no litoral sul da Bahia. Uma mulher, cuja identidade permanece desconhecida até o momento, perdeu a vida após um incidente de afogamento.
O incidente trágico ocorreu por volta do meio-dia, quando uma pessoa percebeu um corpo à beira-mar. A confirmação da fatalidade foi feita pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que declarou o óbito no local. Apesar dos esforços da equipe do SAMU e de banhistas presentes no local que tentaram reanimá-la, infelizmente, não foi possível salvar a vítima.
Segundo relatos, a ausência de salva-vidas na área afetada teve um impacto significativo na tentativa de resgatar a jovem, contribuindo para a tragédia. Os banhistas que testemunharam o incidente ficaram chocados e consternados, já que estavam na praia para desfrutar do fim de semana e relaxar.
A Praia de Cururupe tem um histórico de incidentes de afogamento e acidentes relacionados a saltos da ponte. Em um levantamento no portal da Prefeitura de Ilhéus, foi possível identificar a presença de 85 salva-vidas entre os 310 servidores da Secretaria Municipal de Ordem Pública. A pergunta que fica é: onde estavam os funcionários no momento da tragédia?
Esta fatalidade ressalta a urgente necessidade de conscientização sobre os riscos associados ao mar, especialmente em praias com histórico de incidentes como essa. A população local e os turistas devem estar cientes dos perigos do mar e seguir estritamente as orientações de segurança, como nadar em áreas supervisionadas por salva-vidas (quando presentes) e respeitar as bandeiras de advertência.
Até o momento, a identidade da vítima permanece desconhecida. Ela é descrita como uma jovem de aproximadamente 18 a 20 anos, vestindo um biquíni azul, cabelos castanhos escuros, sem tatuagens e com uma altura média de cerca de 1,70 metros. Aqueles que possam ajudar na identificação devem procurar o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.
Lamentavelmente, não muito longe desse incidente, outra pessoa foi vítima de afogamento nas praias do sul da região. Um jovem ainda não identificado foi encontrado sem vida entre o antigo Baneb e a Pousada Arco Íris.
É importante observar que o CPTEC/INPE emitiu um aviso de ressacas marítimas na área, destacando as mudanças bruscas nas condições do mar. Embora a altura média das ondas tenha sido prevista até 1,5 metro, esse alerta ressalta a importância de manter a segurança nas praias, especialmente em dias de condições adversas.