A marca de cosméticos e perfumaria Avatim está em franca expansão no mercado estrangeiro. Fundada há 20 anos em Ilhéus, no sul da Bahia, a empresa inaugurou sua primeira loja fora do Brasil há pouco mais de um mês, e planeja a abertura de outras unidades internacionais até o fim desse ano.
No dia 25 de agosto, o Shopping Saldanha Residence, em Lisboa, capital portuguesa, passou a contar com uma loja da Avatim, onde trabalham seis pessoas. De acordo com Cesar Fávero, sócio-fundador da empresa, mais duas unidades em grandes shopping centers de Portugal serão abertas: a primeira, no final de outubro, e a segunda, em novembro.
Com as três novas operações, serão 14 pessoas empregadas pela marca ilheense em terras Lusitanas. Esses investimentos somam aproximadamente 1 milhão de euros, segundo o empresário.
A Avatim tem uma média de quatro funcionários em cada uma das 250 lojas espalhadas pelas 26 capitais e cidades do interior brasileiro, além de uma rede com mais de 3 mil revendedores em todo o país. Após marcar forte presença no território nacional, foi traçada uma grande estratégia de internacionalização da marca.
Antes mesmo da primeira loja em Lisboa, ainda no primeiro semestre de 2023, foi aberto na cidade de Cascais o Office Avatim, um espaço para captação e apoio a revendedores da marca em Portugal. Não por acaso, o país tem sido o portal para os baianos conquistarem o mercado internacional.
“Escolhemos Portugal pela proximidade cultural com o Brasil e por considerarmos o país como ‘porta de entrada’ para a Europa. Além disso, a extensa comunidade brasileira em Portugal, que já conhece nossos produtos, pode nos ajudar a difundir a qualidade da marca”, pontuou Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim.