A Academia Grapiúna de Artes e Letras (Agral) promove em 26 de julho, uma quarta-feira, das 18h00min às 20h00min, na Loja Maçônica 28 de Julho, uma palestra do acadêmico Jaime Nascimento sobre a Guerra de Canudos (1896 – 1897). O evento será aberto também para estudantes líderes das turmas do 9º ano de 13 escolas da Rede Municipal de Educação de Itabuna e é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itabuna através do Departamento de Educação Básica.
Entre os convidados para a palestra estão a secretária municipal de Educação, professora Adriana Tumissa, além da diretora do Departamento de Educação Básica, professora Elioenai Farias, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas que ofertam o 9º ano no âmbito municipal.
O presidente da Agral, Samuel de Mattos destaca que as palestras promovidas pela Agral têm também o objetivo de ampliar a integração da instituição com a comunidade local e regional. No caso da palestra sobre a Guerra de Canudos, ela será aberta às turmas do 9º ano da Rede Municipal de Itabuna, o que se justifica pelo fato de que o conteúdo é um assunto das disciplinas do nono ano e também integra o rol de tópicos da Prova do ENEM.
“Assim, a Academia Grapiúna de Artes e Letras pretende contribuir para a qualificação dos estudantes da Educação Básica, com vistas à prova do ENEM. Além do mais, uma academia de Letras deve ser relevante para a educação e à cultura locais, no sentido de apoiar estudantes, professores, produtores culturais, artistas e a própria comunidade,” complementou Mattos.
A Agral também prepara para 2 de agosto, às 19h00min, no Teatro Municipal Candinha Dórea, uma Sessão Solene de Posse Conjunta de seis novos membros, efetivos: Adalmiro Leôncio da Silva (Sabará), músico, baterista (para a Cadeira 21, cujo patrono é Dorival Caymmi); Afonso Henrique Coelho Dantas, cartunista, publicitário (para a Cadeira 09, cujo patrono é Adonias Filho. Cadeira antes ocupada pelo professor Antonio da Silva Costa (1936-2017); Emadilson de Jesus Santos, professor, romancista, poeta (Cadeira 25, cujo patrono é José Dantas Andrade); Janete Lainha Coelho, cordelista, xilogravurista (Cadeira 38, cuja patronesse é Valdelice Soares Pinheiro); Valdirene Borges do Nascimento, artista plástica, poetisa (Cadeira 24, cujo patrono é Jorge Emílio Medauar. Cadeira antes ocupada pela poetisa Jasmínea Benício dos Santos Midlej (1922-2016); e Victor Silva Aziz Lima, cineasta, produtor cultural (Cadeira 14, cujo patrono é Mário Gusmão).
A incorporação dos artistas de outros campos, que não só os da literatura, sinaliza importante interseção entre as artes e mais ricos diálogos entre os acadêmicos da Agral. Da mesma forma como, no teatro, a encenação se mescla com a literatura, a música, a dança, além dos efeitos cênicos que a tecnologia possibilita, a Agral, doravante, pretende cultivar conjuntamente as diversas linguagens artísticas.