A Prefeitura de Itabuna, por meio de ação conjunta das secretarias municipais de Educação e Saúde, está realizando um projeto que tem melhorado a saúde e a qualidade de vida dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Denominado “Quem ouve bem aprende melhor”, o projeto foi desenvolvido pela equipe técnica do o Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI).
O Programa Saúde na Escola (PSE) que contempla treze ações desenvolvidas nas escolas e uma das quais a Saúde auditiva.
Para a ação foi firmada uma parceria com o Centro Especializado em Saúde Auditiva de Itabuna (CESAI), responsável pela triagem dos alunos com idade acima dos 7 anos. Depois, são encaminhados ao otorrinolaringologista, profissional médico especializado no diagnóstico e tratamento.
“São os atendentes que encaminham a criança para a consulta. E, se precisar usar aparelho auditivo, também providenciam”, informa o professor Manassés de Oliveira Moreira, gerente-técnico Pedagógico da Educação para Saúde Escolar e do Programa Saúde na Escola (PSE).
A audiometria tem o objetivo detectar qualquer necessidade de uma consulta especializada com um otorrinolaringologista. Até agora, foram identificados 12 alunos com perda auditiva, realizadas 2.274 audiometrias e emissões otoacústicas, 2.019 avaliações diagnósticas em pelo menos 30 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.
Nos últimos dias, quatro escolas municipais já receberam a visita dos profissionais do CESAI: Pedro Lemos e Plínio de Almeida, no Lomanto, Instituto Municipal Teosópolis, no Conceição, e Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, centro. No momento a audiometria está sendo realizada na Escola Teresa Cristina Ribeiro Estrela, no Loteamento Paraíso, Bairro Parque Boa Vista.
O coordenador do PSE destacou que as ações foram determinadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que em março passado autorizou o Programa Saúde na Escola (PSE) para o biênio 2023/2024 na parceria entre as secretarias municipais da Educação e Saúde visando atender alunos de unidades educacionais, entre escolas e creches.
O PSE dá suporte para inserção das práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças, propiciando o enfrentamento de vulnerabilidade que comprometem o desenvolvimento das crianças e jovens.
Os profissionais de saúde vão às escolas da Rede Municipal de Ensino para a prática de atendimento nutricional, atualização do calendário vacinal, saúde bucal e ambiental, doenças negligenciadas, saúde auditiva, saúde ocular dentre outras. Também há palestras educativas para os alunos, pais e professores, num processo de inclusão de atividades.