Em mais um ano, alunos do Colégio Batista de Itabuna (CBI) se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio. Na edição de 2023, que teve resultado divulgado, nesta terça-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vários alunos do CBI obtiveram notas altas em Redação, o que foi comemorado por estudantes, pais, professores e direção do Colégio, um dos mais tradicionais do sul da Bahia.
Railan Santos Silva obteve nota 960 na Redação do Enem. Toda a sua base foram as aulas de redação do colégio. Também obtiveram ótimo desempenho as alunas Rayssa Guirra, Maria Luísa Almeida Lima e Lara Góes, com 920 pontos. Felipe Gabriel de Santana Sousa e Larissa alcançaram 900 pontos. Guilherme Almeida Fonseca e Rayssa Aragão obtiveram 860 pontos na prova.
É o segundo ano seguido que alunos da escola obtêm, proporcionalmente, entre os colégios particulares de Itabuna, as melhores notas em Redação no Enem. Na edição do Enem de 2022 alunos da escola também se destacaram. O tema da Redação do Enem 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil’.
A nota de redação tem um peso importante na pontuação final do exame. É considerada decisiva, pois é usada como critério de desempate para vários programas de acesso às universidades.
O Segredo
A professora de Redação do CBI, Erika Pitombo, conta que um dos segredos do sucesso dos alunos é o acompanhamento e trabalhar a individualidade de cada um. “Acabo conhecendo a dificuldade de cada um e trabalho em cima disso”, disse. “Ensino também o domínio das 5 competências para que eles entendam como o texto será corrigido”, completa a educadora que aprovou 44 alunos com notas acima de 860.
Citadas por Erika, as cinco competências são:
1 – Demonstrar domínio formal da língua portuguesa,
2 -Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 – Selecionar, relacionar organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 – Elaborar proposta para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
A diretora do Colégio Batista de Itabuna, professora Graça Guimarães, comemorou o resultado. Para ela, o CBI vem cumprindo o seu objetivo ao oferecer ensino de excelência aos alunos. “Conseguimos um resultado excelente com nossos alunos, a exemplo de anos anteriores. Realizamos o “Enem na Mão”, aberto à comunidade e com professores renomados”, disse a diretora do CBI.