O entorno da Baía de Todos-os-Santos, o Recôncavo baiano eparte do Sudoeste da Bahia seguindo até a região Sul devem ser afetados por fortes chuvas e registrar ventos fortes que podem variar entre 40 km/h até 100 km/h entre esta segunda (22) e terça-feira (23). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
O Inmet publicou, nesta segunda, dois avisos meteorológicos especiais de perigo, devido à previsão de chuvas intensas em diversos estados. O Instituto se baseia em três cores para sinalizar o grau de perigo: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo). As informações são da Agência Brasil.
O primeiro alerta de perigo do Inmet, no nível laranja, foi iniciado às 10h15 desta segunda, e terminará na terça às 10h. Além Sudoeste baiano, o Norte de Minas Gerais e Centro-norte do Espírito Santo, o aviso é válido para o Mato Grosso, todo o Mato Grosso do Sul, Centro e Sudoeste do Pará; Norte, Noroeste e Centro-sul de Goiás, Noroeste do Paraná, Leste de Rondônia, Centro-sul e Sudeste do Amazonas, faixa ocidental do Tocantins, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Sudeste Paraense, além de Araçatuba e Presidente Prudente (SP).
De acordo com o Inmet, nessas localidades as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia. Os ventos intensos podem atingir de 60 a 100 km/h. O aviso alerta para o risco de descargas elétricas e cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e outros.
Mapa do Brasil com as manchas de intensidade pluvial | Foto: Divulgação: Inmet
ALERTA AMARELO
Já o aviso meteorológico no nível amarelo do Inmet teve início às 10h44 desta segunda-feira e terminará na terça às 10h. De acordo com o órgão, o volume de chuva poderá variar no período de 20 mm/h a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, em áreas da Bahia, Piauí, Pernambuco, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, parte do Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão, Paraíba.
Os ventos devem ser intensos, com velocidade estimada entre 40 km/h e 60 km/h. Porém, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas foi avaliado como baixo pelos meteorologistas do Inmet. O Instituto informou ainda que até sexta-feira (26), praticamente toda a região Nordeste terá registro de chuvas volumosas, que podem acumular mais de 100 mm, de domingo (21) a sexta-feira. E as chuvas mais expressivas devem atingir, principalmente, os estados da Bahia, Piauí e Ceará.