O cantor Caetano Veloso foi à Justiça e está processando o artista plástico Marco Angeli por danos morais após a publicação de uma imagem feita a base de uma montagem com a foto do cantor. No post divulgado no Instagram, o cantor aparece segurando um cartaz com a frase “Je suis un merde”, ou eu sou um merda.
A assessoria do cantor alega na liminar que sua imagem foi utilizada de forma ilegal e com intenção de identificá-lo. A Justiça decidiu que Angeli deve excluir a publicação em até 24 horas após o recebimento da notificação, enviada por correio, sob pena de multa global no valor de R$ 20 mil.
A assessoria de Caetano diz ainda que o cantor está processando três “‘haters’ da internet que usam de seus perfis nas redes sociais para difamar, caluniar e ofender”, dentre eles Angeli e o pastor Daniel de Sousa Lima, por associar a imagem do cantor com palavras como “canalha”, “hipócrita” e “oportunista”.
Marco Angeli, que é primo do cartunista Arnaldo Angeli Filho, o Angeli, diz que ainda não recebeu a notificação. De acordo com ele, ela tramita no Rio, mas seus advogados ainda não tiveram acesso. A postagem é recente, e se refere à Amazônia. Não houve a intenção de ser ofensiva. Entretanto, como artista que sou, reconheço e defendo o direito do cantor de se sentir ofendido, especialmente nestes últimos anos onde o ódio tem sido tão propagado nas redes”, escreveu, e disse que a imagem utilizada na postagem é antiga. Ele deve excluir a notificação quando for notificado.