O Ministério da Gestão e da Inovação está planejando emitir uma portaria que permitirá aos servidores públicos federais terem a opção de tirar folga nos dias em que a seleção brasileira feminina de futebol jogar durante a Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.
O torneio acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto. O primeiro jogo da seleção brasileira será em 24 de julho contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide, às 8h. O Brasil está no Grupo F, juntamente com a França e a Jamaica.
Com essa medida, os servidores terão a flexibilidade de se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. Essa prática já é comum durante a Copa do Mundo masculina. De acordo com a portaria, nos dias em que os jogos começarem até as 7h30, o expediente começará às 11h. Nos dias em que os jogos começarem às 8h, o expediente iniciará ao meio-dia. Além disso, o documento prevê a compensação das horas não trabalhadas até 29 de dezembro.
A decisão de permitir o ponto facultativo foi tomada a partir de um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Lula. A portaria está prevista para ser publicada no Diário Oficial da União na próxima terça-feira, 17 de julho.
O segundo jogo do Brasil acontecerá no sábado, 29 de julho, contra a França, às 7h, no Sidney Football Stadium. Na última rodada da fase de grupos, o Brasil enfrentará a Jamaica em 2 de agosto, quarta-feira, às 7h, no Melbourne Rectangular Stadium.