O Ministério Público da Bahia (MP-BA) divulgou hoje que o delegado da Polícia Civil de Canavieiras, Renato Fernandes Ribeiro, foi sentenciado por receptação e adulteração de chassi de veículo. A decisão judicial foi tornada pública na última segunda-feira (11).
Segundo informações do MP-BA, a Vara Criminal da comarca de Canavieiras condenou o delegado a uma pena de quatro anos de prisão, 20 dias-multa e determinou a perda do seu cargo. A pena de multa, de acordo com o MP-BA, foi convertida em prestação de serviços comunitários.
Os crimes, de acordo com o MP-BA, ocorreram em 2016, quando o delegado adquiriu um veículo que havia sido roubado e possuía uma placa policial falsa. A sentença judicial apontou que o réu estava ciente dessas circunstâncias e continuou a utilizar o veículo até 2019, quando foi apreendido.
Essa condenação em primeira instância foi resultado da cooperação entre a Promotoria de Justiça de Canavieiras e o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), além do trabalho inicial de investigação criminal realizado pela Corregedoria da Polícia Civil. O delegado Renato Fernandes Ribeiro ainda tem o direito de recorrer da decisão judicial.