Cardeal Dom Geraldo Majella, 89 anos, um dos principais arcebispos primazes do Brasil, faleceu deixando um legado que poucos até então no país conseguiram deixar: um caminho pavimentado de paz, fraternidade e luta contra a opressão e às injustiças Sociais.
Iniciado na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Londrina, no Paraná, Majella será sepultado hoje após a Santa Missa exequial, que começará as 10 horas, também em Londrina, O mineiro de Juiz de Fora, que se tornou baiano de coração, e por
Cardeal Dom Geraldo Majella, 89 anos, um dos principais arcebispos primazes do Brasil, faleceu deixando um legado que poucos até então no país conseguiram deixar: um caminho pavimentado de paz, fraternidade e luta contra a opressão e às injustiças Sociais.
Iniciado na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Londrina, no Paraná, Majella será sepultado hoje após a Santa Missa exequial, que começará as 10 horas, também em Londrina,
Padre Alberto Montealegre, 43 anos, foi ordenado por Dom Geraldo, e conta que as peculiaridades do arcebispo se inclinavam para o diálogo. Vivenciava a realidade das comunidades carentes, transitando para conhecer as dores, os traumas e principalmente onde deveria ser direcionada a ajuda. “Ele tinha uma visão institucional da igreja, e a necessidade de uma estrutura da arquidiocese que pudesse ajudar em um na finalidade evangelizadora, Ele tinha essa capacidade de entender um pouco a realidade baiana”,
Um dos diferenciais de Dom Geraldo era que ele valorizava a capacidade local. “Ele queria que o tradicional pudesse ser realizado no momento atual como para que as pessoas desse tempo compreendessem de fato o que a igreja de fato gostaria de transmitir dessa beleza do evangelho”.
“A valorização que deu a nosso clero sobretudo na questão formativa é o que aponto como diferencial que ele trouxe para Arquidiocese. Ele confiou a formação aos padres daqui, isso e muito marcante”.
Seu legado é tão grande que o Papa Francisco emitiu um telegrama ao Arcebispo Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, expressando condolências e assegurando sufrágios ao Senhor pelo eterno repouso.
“Tendo recebido com profundo pesar a notícia do falecimento do eminentíssimo cardeal Geraldo Majella, arcebispo emérito dessa Sé primada, quero assegurar-lhe dos sufrágios que elevo ao Altíssimo pelo eterno descanso do venerável Prelado. Minha preces são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu dedicado serviço à Santa Mãe Igreja, sempre pautado pelo zelo apostólico, nas diversas missões que lhe foram confiadas como bispo de Toledo”.