(Foto:Bruno Marins / OAB-RJ)
O presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Glauco Wamburg, foi destituído do cargo. A decisão foi divulgada no Diário Oficial desta quarta-feira (5). Alessandro Stefanutto, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Orçamento do órgão, assumirá a presidência em substituição a Wamburg.
De acordo com o Metrópoles, a decisão decorre da reportagem da coluna Na Mira, que revelou os gastos excessivos de Wamburg com passagens e diárias em viagens, uma suposta prática de “farra das passagens”, principalmente para o Rio de Janeiro, onde possui residência fixa. Segundo o site, durante um período de dois meses, as passagens para que Wamburg cumprisse compromissos particulares custaram R$ 65 mil ao governo federal.
Wamburg foi nomeado para o cargo pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), em fevereiro deste ano. Segundo assistentes de Lupi, outro motivo para sua demissão foram os “conflitos” entre a equipe de Wamburg, que é servidor de carreira do INSS, e a equipe do ministro.