Nesta quinta-feira (20), o Grupamento Ostensivo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal de Itabuna realizou a apreensão de aproximadamente 40 pássaros que estavam em cativeiro.
Durante uma inspeção de rotina, com supervisão do Comandante da Gcm, Inácio Pereira, e coordenação de Ascendino Montenegro, foi resgatado um corrupião (Icterus jamacaii), uma espécie de passarinho em extinção, também conhecido como Curió, uma espécie de pássaro muito conhecida no Brasil pelo seu canto melodioso.
Os pássaros foram entregues ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que será responsável pela triagem e soltura dos mesmos na mata atlântica. Os infratores entregaram voluntariamente os pássaros, por isso não serão encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil nem responderão pelo crime de criação ilegal de pássaros silvestres, conforme destacou o coordenador do Gopa, Ascendino Montenegro.
É importante ressaltar que criar pássaros silvestres em gaiolas ou viveiros domésticos é considerado um crime ambiental, de acordo com a Lei de Proteção à Fauna, e pode resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa.