Na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa, durante a entrega da nova ligação BR-324 – Estrada do Derba, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), não apenas confirmou a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino na quinta-feira (5), para o lançamento da nova sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Salvador, como deu uma prévia de que forma o governo estadual pretende investir o repasse de R$ 20 milhões pelo governo federal, através do programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc).
Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, responsável por mapear a violência armada em diversas regiões , Salvador e Região Metropolitana (RMS) registrou mais que o triplo de mortes em confrontos com policiais do que Rio de Janeiro e Recife juntos durante o mês de setembro. Neste período, de acordo com o Instituto, 177 pessoas foram baleadas na Bahia, 137 morreram e 40 ficaram feridas.
Conforme o governador, como forma de conter a escalada da violência da Bahia e, em especial o crime organizado, ele, e sua cúpula de segurança, pretende escalar as policias federal, militar, civil e também a Polícia Rodoviária Federal nas fronteiras dos estados que fazem divisa com a Bahia.
“Nossa meta é escalar essas três polícias nas divisa de Pernambuco, Sergipe e Alagoas fazendo a proteção da nossa de lá para cá e daqui para lá, da mesma forma, de forma a fazer um front e prender armas de uso restrito, como fuzis, armas e criminosos, que por ventura, queiram chegar até a Bahia pelas fronteiras do estado. Então, essa será uma ação que está estabelecida. Operações com recursos, viaturas, armamento e com equipe de tecnologia”, exemplificou, complementando que futuramente ‘esse front’ pode chegar a Minas Gerais e Espírito Santo.
Ainda, de acordo com o mandatário estadual o pedido de câmeras nas fardas dos policiais militares foi reforçado em Brasília, pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner. Em entrevista ao bahia.ba, ele havia anunciado que não há prazo para o anúncio da implementação das câmeras.
“Pedimos as câmeras, meu secretário pediu, tem a burocracia que nos impede de receber ainda, mas nossa equipe de tecnologia está pronta para receber os 1.200 equipamentos doados pelo Ministério da Defesa”, reforçou.
Ele não deixou de elencar, ter recebido uma ligação do presidente Lula na tarde desta segunda-feira para saber de que forma seriam empreendidos os recursos liberados pelo governo.
“O presidente mesmo em recuperação de uma cirurgia se predispôs a me ligar, preocupado com a situação do estado. E ao tempo em que isso é uma grande alegria, se torna uma responsabilidade maior”, reiterou.
Nas redes sociais, o secretário de Segurança Pública destacou que a iniciativa é de extrema importância para que a Bahia avance na missão de estabelecer a paz.
“Iniciativa é de extrema importância para avançarmos cada vez mais na missão de estabelecer a paz, atacando, principalmente, os grandes grupos interestaduais envolvidos com o tráfico de drogas e na violenta disputa pelo domínio desse comércio ilícito. Sob a coordenação do Governo Federal e com a união dos estados no combate a esse inimigo comum, seguiremos avançando, fazendo os ajustes e investimentos necessários para promovermos a paz social que os brasileiros tanto merecem”, frisou Werner, que estava presente ao ato de lançamento.
O Enfoc foi lançado nesta segunda-feira, em Brasília.