Ontem (12), o governo da Bahia adquiriu a fábrica da Ford, do polo Industrial de Camaçari, região Metropolitana de Salvador. A empresa automobilística, informou que o Governo da Bahia pagará indenização posterior, conforme valores de mercado.
A compra da fábrica pelo governo do Estado, tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica.
Em janeiro de 2021 a Ford anunciou o fechamento das fábricas no Brasil. Na Bahia, cerca de 12 mil trabalhadores diretos perderam o emprego, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do estado. O número chegou em quase 60 mil, quando levados em conta os funcionários indiretos. Após o anúncio do fechamento da fábrica, o Governo da Bahia diz ter procurado a Embaixada da China para sondar investidores.
Apesar do fechamento da fábrica, a Ford manteve as atividades do seu Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Camaçari. Cerca de 1,5 mil pessoas trabalham no local, com a criação e design de novos produtos para as operações da Ford em nível global. Em nota, o Governo da Bahia afirmou que a transição não vai impactar no emprego dos 1,5 mil funcionários.
Há expectativas com relação ao crescimento novamente do município de Camaçari, com geração de mais empregos. Pois a cidade havia perdido cerca de R$ 20 milhões mensais, com o fechamento da fábrica, que fez com que diminuísse a circulação por que muitas pessoas perderam empregos e muitos foram embora da cidade o que afetou muitos setores como como comércio, hospitais e escolas.