Em abril deste ano, a equipe da TV Bahia esteve na cidade de Tucano, no nordeste baiano, para a produção do quadro “Panela de Bairro”, do programa Bahia Meio Dia, onde o repórter Dalton Soares mostra pratos tradicionais e receitas únicas de todo o território baiano.
Naquela ocasião, o historiador tucanense André Carvalho acompanhou o repórter e seu cinegrafista até uma trilha em uma região conhecida como Marizá, para mostrar as belezas naturais da cidade, além de sua gastronomia.
O grupo subiu uma serra e chegou a uma elevação de pedras onde está fincada uma cruz, enquanto um drone capturou imagens panorâmicas dos terrenos acidentados ao redor. Em algumas das rochas da região, havia inscrições, mas nada que chamasse a atenção da equipe de reportagem e do historiador, já que eram marcas recentes deixadas pelos frequentadores da trilha.
De maneira muito despretensiosa, André até brincou com o grupo ao avistar as marcas: “Vamos dizer que aqui tem gravura rupestre.” A equipe da TV Bahia retornou a Salvador, e o quadro foi ao ar, destacando como fazer fígado de carneiro no redém. O historiador, por sua vez, seguiu sua rotina em sua cidade de pouco mais de 48 mil habitantes.
Descobertas
Em outubro, André retornou à região para uma nova trilha, desta vez acompanhado de dois casais de amigos. O caminho que eles fizeram foi diferente daquele trilhado pela equipe da TV Bahia. *Ler mais no Correio 24h.