Na noite de terça-feira (24), Rafael Araújo Barbosa, um jovem de 21 anos, foi morto a tiros em um confronto com policiais militares no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, Bahia. Durante a operação, a Polícia Militar apreendeu uma submetralhadora calibre 9 milímetros e porções de crack em posse do jovem.
Segundo relatos da Polícia Militar, agentes da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) realizavam rondas na Avenida San Martin, quando avistaram dois homens em uma motocicleta, um deles armado, realizando manobras perigosas.
Ao perceberem a presença policial, o condutor tentou fugir e o carona disparou contra os agentes, resultando em um confronto no qual Rafael Barbosa foi atingido. Ele foi levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Bahia tem enfrentado uma onda de violência, com pelo menos 71 mortes em confrontos com a polícia em setembro, a maioria envolvendo suspeitos de crimes.
Além disso, ocorreram confrontos em outras cidades como Salvador, Eunápolis e Jequié. Jequié, a cidade mais violenta do Brasil, também foi palco de uma chacina que resultou na morte de seis membros da mesma família.
Além disso, sete detentos fugiram do Complexo Prisional de Mata Escura, em Salvador, e dois deles foram mortos em confrontos com policiais, enquanto os outros cinco permanecem sendo procurados.