A Prefeitura do município de Itajuípe enfrenta a possibilidade de uma grave crise financeira. Isso porque no dia 29 de setembro deste ano, foi intimada a pagar o valor de R$ 5.597.615,53 (cinco milhões, quinhentos e noventa e sete mil, seiscentos e quinze reais e cinquenta e três centavos) conforme determinação judicial decorrente de uma ação movida pelo Banco BMG.
De acordo com a atual gestão, a ação tem origem na gestão do ex-prefeito Marcos Barreto Dantas (2005-2012), onde, em determinado período, os valores de empréstimos consignados eram descontados nos salários dos funcionários públicos, mas, por motivos até então desconhecidos, não teriam sido repassados ao banco.
O Banco BMG entrou com ação judicial no ano de 2016, tendo sido o município condenado a pagar o débito, e, apesar de ter recorrido ao tribunal de justiça e instâncias superiores, perdeu novamente. Desta forma, o Juiz Dr. Frederico Augusto de Oliveira, em processo de execução da dívida, intimou o município para, no prazo de 15 dias, desembolsar a bagatela de mais de 5,5 milhões de reais.
Consultado pelo site, um advogado especialista afirma que esta situação gera um cenário desafiador, pois, por se tratar de dívida de empréstimos consignados não é possível o pagamento por meio de precatórios.
Informações: Ipolítica