Participando das comemorações hoje (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio à Bahia pelas comemorações dos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia.
Desfilando em um carro aberto e acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, Janja, juntamente com o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues. Lula foi bem receptivo com as pessoas que se aproximaram do veículo e ainda posou para fotos.
O presidente ressaltou a importância de estar presente e o que representa o Dois de julho para os baianos “Eu vim à Bahia e hoje é o dia em que a Bahia se transforma na capital do Brasil. A gente precisa compreender que Salvador vira capital provisória pela manifestação exuberante do povo baiano. Dom Pedro gritou “independência ou morte”, mas quem lutou e morreu foram os baianos para conseguir a independência do Brasil”.
Dois de Julho, o povo baiano comemora a expulsão definitiva dos portugueses da Bahia, após um período de resistência, seguido do 7 de setembro.
Lula desembarcou na Base Área por volta de 9h, de onde seguiu para o cortejo cívico que vai do bairro da Lapinha até a a região do Pelourinho, na primeira parte.