Na Bahia, mais de 100 cidades são afetadas pela onda de calor. Entre as regiões, estão o sul e extremo sul, norte, oeste e parte do sudoeste. Entre as cidades, estão Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Medeiros Neto.
O oeste da Bahia é uma das regiões que mais vai sofrer o impacto da onda de calor. Nas cidades de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Correntina, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama, a sensação térmica pode chegar a 43º nesta terça-feira. Além disso, a umidade dor ar nesses locais está abaixo dos 20%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.
Em Barreiras, a maior cidade da localidade, os termômetros podem chegar a 41ºC nesta terça-feira. Na quarta, a máxima segue em 40°C e continua assim até a sexta, quando a máxima ficará em 39ºC.
Em Luís Eduardo Magalhães, a máxima pode chegar a 36ºC na quarta-feira (15). Na quinta, apesar do tempo nublado e da possibilidade de chuva, a maior temperatura prevista é de 35ºC.
As cidades de Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado e Itaguaçu da Bahia também têm previsões de registrarem temperaturas acima de 41ºC. Nesses locais, a umidade mínima fica entre 20 e 30%, bem abaixo do recomendado pela OMS.