O ex-prefeito, empresário e bacharel em Direito José Oduque Teixeira morreu na manhã desta quarta-feira (29), em sua residência, no bairro Góes Calmon, em Itabuna.
No dia 21 de outubro, participou das festividades de seus 100 anos de vida na AABB, ao lado de seus familiares e amigos.
José Oduque, foi prefeito de Itabuna na década de 70, e foi criador de algumas obras na cidade, uma delas, que na época era sede da prefeitura, hoje UNEX, deixando como sucessor, Fernando Gomes. Visionário, o ex-prefeito foi um empreendedor ousado para sua época, tendo construído sua vida a partir da Casa Teixeira e depois da Oduque Veículos, empresa arrojada de revenda de veículos Ford em Itabuna, com filiais em Ilhéus e Canavieiras.
Pelo desempenho mercadológico, por quase duas décadas recebeu premiações de marca norte-americana. Também empreendeu no transporte de cargas com a Transerba, que fazia rota para São Paulo, até as principais cidades da Bahia e Sergipe com mercadorias diversas. Além disso, empregou centenas de jovens nas suas empresas a quem deu oportunidades de ascensão, inclusive com o ingresso em cursos de graduação universitária.
O ex-prefeito e empresário também foi dos maiores investidores em comunicação no sul da Bahia, com a Rádio Jornal de Itabuna, reconhecida pela sua qualidade de som e de equipe nos tempos em que ele esteve à frente como proprietário. Com o Diário Itabuna, veículo já extinto, revelou grandes nomes para o jornalismo baiano. Ele também teve contribuição em clubes de serviço, presidindo o Rotary Club Itabuna, e comandando a Associação Comercial de Itabuna (ACI).
O ex-prefeito José Oduque deixa viúva Dona Amenaide Teixeira e os filhos Geraldo, Fátima e Kátia, netos e bisnetos.
O local do velório, bem como o horário do seu sepultamento ainda não foram divulgados pelos seus familiares.