A Exposição 200 Anos de Independência da Bahia segue até o dia 14 de setembro, no Centro Cultural Teosópolis, na Praça dos Eucaliptos, bairro da Conceição, em Itabuna. A mostra está aberta à visitação para toda a comunidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Agendamento de visitas em grupos e escolas podem ser feitas pelo telefone (73)3680-5020 ou por e-mail cedoc@uesc.br. A exposição é promovida pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em parceria com o Centro Cultural Teosópolis Cacilda Lourenço Silva.
A Exposição retrata os 200 anos de Independência da Bahia, trazendo 30 painéis e manequins caracterizados de Maria Quitéria e Corneteiro Lopes, figuras que desempenharam papéis relevantes na independência da Bahia.
O evento segue o seguinte roteiro: 1-Motivos e Interesse, 2-Lugares, 3 Personagens, 4- A Festa. Mostra também as comemorações da data nas cidades de Salvador, Itabuna e Itacaré. Traz ainda a participação dos Batistas nas comemorações na data marcante.
A curadora do espaço e professora da UESC, Janete Farias de Macedo, disse que o objetivo da exposição é levar informação e cultura à comunidade, buscando mostrar sempre temas atuais e acontecimentos históricos para a comunidade. A exposição foi aberta com palestra do professor doutor Diogo Trindade Carvalho, integrante do corpo docente do Mestrado em História da UESC.
“É uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer esse importante acontecimento histórico que foi a independência da Bahia”, disse Janete Macedo.