A Polícia Civil da Bahia concluiu as investigações sobre o assassinato de Hyara Flor dos Santos Alves, de 14 anos, cometido no dia 6 de julho de 2023, em Guaratinga, no extremo-sul baiano. Após laudos periciais, os investigadores decidiram indiciar o marido da vítima, também adolescente, pelo ato infracional análogo ao crime de feminicídio.
De acordo com o Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), o perfil do adolescente, que hoje tem 16 anos, foi identificado na arma do crime. Como resultado da apuração da Polícia Civil, há um mandado de busca e apreensão em desfavor do jovem, que ainda não foi localizado, informa a força de segurança em nota enviada ao PIMENTA.
O adolescente chegou a ser detido no ano passado, em Vitória (ES), mas foi liberado menos de um mês depois. A conclusão do inquérito descarta a hipótese segundo a qual o cunhado de Hyara, uma criança de 9 anos, teria sido autor do disparou que matou a adolescente.
Uma das versões sobre o motivo do crime é a de que o tio de Hyara teria um relacionamento extraconjugal com a sogra dela. O adolescente teria sido convencido a matar a própria esposa como forma de vingança da honra do pai. A Polícia, no entanto, não deu detalhes sobre a motivação do assassinato.