As obras e serviços do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui avança no Maria Pinheiro com a preparação da Travessa Teixeira e da Rua Santo André, no Alto da Conquista, para a pavimentação. Nesta segunda-feira, dia 6, máquinas motoniveladoras iniciaram a limpeza do solo, com o nivelamento e compactação para que a EMASA faça a recuperação ou extensão de redes de água e esgotamento sanitário.
No sábado, acompanhada de engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), a secretária Sônia Fontes, inspecionou as frentes de obras e serviços do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui, executada pela Prefeitura de Itabuna no Maria Pinheiro, Novo Fonseca e Vale do Sol. Ela autorizou as obras da Travessa Teixeira e da Rua Santo André que abre novo acesso ao Alto da Conquista.
Agora, haverá a revisão e em alguns casos a extensão de redes de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais e de abastecimento de água potável pelo pessoal da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA). Pelo cronograma do PAI – o futuro começa aqui, serão pavimentadas ruas nos três bairros com extensão de 41.131,88 metros quadrados em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).
A chegada das máquinas pesadas alegrou a dona de casa e costureira Ernestina Soares de Jesus, há 46 anos residente na Travessa Teixeira. “Olha, nenhum prefeito chegou aqui com obras como o prefeito Augusto Castro (PSD). Tinha duas crianças e sofria para levá-las à creche na parte alta do bairro. Agora, a gente vai ter a dignidade de morar melhor numa rua com pavimentação asfáltica, meio-fio e redes de água e esgoto. O barro e a lama vão ficar para trás”, disse.
O Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui é o maior investimento em urbanização de vias públicas já tendo sido pavimentadas em vias de 14 bairros das zonas oeste, norte e leste da cidade. Estão sendo empregados recursos de mais de R$ 100 milhões na cidade que foi subdividida em três zonas para a execução da urbanização.