A cada semana a Prefeitura de Itabuna tem avançado para reduzir a demanda reprimida por cirurgias eletivas no município. Um dos meios encontrados pela Secretaria Municipal de Saúde foi o credenciamento para que os procedimentos fossem realizados na Maternidade Otaciana Pinto, administrada pelo Instituto de Gestão Aplicada (IGA).
De acordo com o diretor-geral da unidade, Alex Borba, desde maio que o Mutirão vem sendo realizado atendendo crianças e adultos e não tem prazo para terminar. “Já conseguimos realizar 142 procedimentos. A próxima fase do Mutirão será nos dias 20 e 25 deste mês”, disse.
“É importante lembrar que os procedimentos são previamente agendados pela Central de Regulação (SISREG). Antes, é preciso ir ao posto de saúde para formalizar os trâmites burocráticos”, informou.
Esta é a segunda vez que um Mutirão de Cirurgias Eletivas acontece na Maternidade Otaciana Pinto. “Neste segundo Mutirão, conseguimos ampliar em 50% a capacidade de procedimentos, graças à sensibilidade da Administração Municipal em atender pessoas que há cerca de dois anos estavam na fila de espera”, completou Alex Borba.
Os procedimentos que estão sendo realizados na Maternidade Otaciana Pinto são de médio e baixo risco, dentre eles: cirurgia geral (Hernioplastia Inguinal, Hernioplastia Umbilical, Hernioplastia Epigástrica, Postectomia, Orquidopexia Unilateral), otorrinolaringologia (Amigdalectomia e Adenoidectomia) e ginecológica (Histerectomia total).
Prefeitura de Itabuna prossegue com Mutirão de Cirurgias Eletivas em parceria com a Maternidade Otaciana Pinto
Deixe um comentário
Deixe um comentário