Há meses que a Prefeitura de Itabuna vem mobilizando os Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde no trabalho intensivo de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Na manhã desta terça-feira, dia 11, a mobilização acontece no bairro Banco Raso onde um mutirão conta com a parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) e da empresa concessionária Biosanear.
De acordo com a coordenadora de Combate às Endemias, Lucimar Santos Ribeiro, o desde 2021 vem sendo intensificado o cronograma preventivo, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, o que tem se refletido nos baixos índices de infestação do mosquito.
Ela ressaltou que estão sendo adotadas algumas estratégias como orientações nas salas de espera das unidades básicas de saúde (UBS), parcerias com as igrejas e líderes comunitários e avisos na véspera das ações nos bairros com um sistema de moto-som para alertar a população sobre as ações, inclusive com bota-fora.
A coordenadora enfatiza que é fundamental a conscientização da população no combate à proliferação mosquito Aedes aegypti porque é dentro de casa que há maior risco de proliferação.
“Nós orientamos aos moradores de toda a cidade com relação às medidas preventivas como fazer a verificação dos quintais e da casa em dez minutos por semana. É essencial que todos cooperem”, afirmou.
Segundo Lucimar Ribeiro, a ação dos Agentes de Combate às Endemias com a cooperação dos cidadãos tem sido uma parceria essencial para que Itabuna se mantenha com baixos índices de infestação do mosquito que transmite doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.
Nesta semana os Agentes de Combate às Endemias continuam o mutirão nos seguintes locais: Conceição, na quinta-feira, dia 14, e Mangabinha, sexta-feira, dia 15.